Sinopse do Vozes do Campo

Sinopse:

Um projeto coletivo baseado em disciplinas e pesquisas comunitárias que aconteceram entre 2006-09 sobre pedagogias de autodeterminação e transformação social na prática, realizadas por educadores no campo na Universidade Federal do Pará/Marabá, em colaboração com o Instituto Transformance: Cultura e Educação. O projeto é financiado pela EADI, Associação Européia de Institutos para o Desenvolvimento de Pesquisa e Capacitação.

 

Projeto: contexto e objetivo

 

Vozes do Campo é baseado em processos de aprendizagem, troca e produção coletiva de conhecimentos locais por 46 educadores do campo nas áreas de Educação básica e de Jovens e Adultos do interior do Sul do Pará, Norte do Brasil. Ele surgiu de um curso universitário de Pedagogia do Campo da Universidade Federal do Pará/Campus Marabá, criado em parceria com FETAGRI. O Livro e DVD/CD produzidos durante o projeto pretendem apresentar uma pedagogia baseada nas linguagens artísticas que desenvolve as múltiplas inteligências e capacidades criativas do ser humano e cultiva valores e comunidade apropriados para lidar com os desafios do século XXI. A pedagogia pode ser adaptada e aplicada na cidade e no campo.  

 

O foco principal da pedagogia Transformance é aprender como estimular e sustentar processos de transformação pessoal e social, e, no processo, construir comunidades sustentáveis a partir de projetos coletivos. Contempla a alfabetização cultural como base de educação formal e informal, sem na qual é impossível construir e sustentar comunidades, organizações ou projetos coletivos.       

 

Metodologia

O projeto praticará uma metodologia coerente com a pedagogia que se trata. Cada participante colaborador é responsável tanto pela contribuição pedagógica como pela produção coletiva da obra Vozes do Campo, integrado numa das seguintes equipes: Comunicação, Preparação dos Materiais Literários, Produção Digital, Divulgação e Lançamentos, Distribuição, Captação dos Recursos, e Site.

 

Vozes do Campo será composto por uma publicação impressa literária e fotográfica e um DVD. O processo de produção será estruturado em 7 fases: Planejamento, Organização, Seleção, Edição, Produção, Lançamentos e Distribuição. O processo foi lançado com uma apresentação do Projeto no Fórum Social Mundial de 2009 e será encerrado com uma instalação numa conferência internacional da EADI em 2010.  

 

Resultados esperados do projeto

 

1.  Produzir um relato sobre a base da pesquisa do projeto, em português e inglês, e os processos de produção e troca de conhecimentos pedagógicos locais, para contribuir aos debates internacionais sobre modelos de desenvolvimento.   

2.  Produzir até Julho de 2010 um CD e DVD em português com subtítulos em inglês de gravações de músicas e poemas que carregam as histórias de vida e reflexões sobre a pedagogia de autodeterminação e transformação, e seu significado sobre desenvolvimento nas comunidades ligadas aos participantes, criado pelos educadores que participaram nos processos.

3.  Produzir até Julho de 2010 um livro sobre as histórias de vida e narrativa fotográfica da proposta pedagógica escrita pelos participantes para acompanhar o DVD e CD, como um recurso para compartilhar conhecimentos locais para apresentações comunitárias, oficinas e instalações dentro da região e outras comunidades em regiões semelhantes no Sul Global.    

4.  Realizar uma instalação que compartilha e analisa o progresso e resultados da pesquisa, organizados pelos participantes em suas próprias comunidades no segundo semestre de 2010. 

5. Realizar uma apresentação multimídia sobre os resultados do projeto para conferências internacionais partir do segundo semestre de 2010.

Anúncios
Esse post foi publicado em Projeto Vozes do Campo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s